Pense no dia de hoje, quantas vezes você perdeu seu foco com outras atividades, ligações, e-mails ou pessoas? Provavelmente muitas vezes. Isso cria o terrível modelo de “multi-tarefação” que muitas pessoas insistem em adotar.
Eu tenho medido que multitarefa pode custar de 1 à 3 horas por dia! Isso mesmo! Se você fosse mais monotarefa, poderia economizar algumas horas diárias, produzindo o mesmo volume de atividades.
Só que não é apenas perda de tempo que a falta de foco gera, a falta de foco está custando muito caro para as empresas.
De acordo com um pesquisa da Workplace Options (empresa de serviços de EAP), 53% dos entrevistados afirmaram que as distrações no ambiente de trabalho afetam a sua produtividade. De acordo com Jonathan Spira, co-autor do estudo, estas distrações chegam a custar US$ 650 bilhões anualmente! É muito dinheiro não é verdade?
Na pesquisa, 60% dos trabalhadores dizem que ter um smartphone aumentou sua produtividade. 35% afirmaram que esses equipamentos aumentam o nível de distrações durante o dia e 50% afiram que esse padrão se replica na vida pessoal.
Agora somando o problema do smartphone com as redes sociais é que o problema agrava de vez. Na pesquisa, 55% dos entrevistados, sentem que acessar redes sociais no trabalho aumenta um pouco ou de forma significante o volume de distração.
Agora o que eu percebo cada vez mais e o que você também percebe: foi constatado na pesquisa: 42% dos entrevistados extendem seu horário de expediente para poder trabalhar sem serem interrompidos! Ou seja, eu preciso de mais tempo para fazer o mesmo!
Todo esse problema já está tendo conseqüências: 1/4 dos entrevistados conhecem alguém que foi demitido por perder tempo no escritório com esse tipo de distrações.
E você? Anda perdendo seu foco? Se não cuidar o prejuízo é grande e o problema só tende a agravar.
Fonte:Mais Tempo/Christian Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário