Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O custo da falta de foco: US$ 650 bilhões/ano

Um ingrediente que anda faltando cada vez mais no dia-a-dia é foco. Impressionante como a tecnologia (smartphone, e-mail, redes sociais, etc.) e o ambiente de trabalho (interrupções, baias coladas, etc.) tem sido fatores determinantes para todo mundo perder seu foco.
Pense no dia de hoje, quantas vezes você perdeu seu foco com outras atividades, ligações, e-mails ou pessoas? Provavelmente muitas vezes. Isso cria o terrível modelo de “multi-tarefação” que muitas pessoas insistem em adotar.
Eu tenho medido que multitarefa pode custar de 1 à 3 horas por dia! Isso mesmo! Se você fosse mais monotarefa, poderia economizar algumas horas diárias, produzindo o mesmo volume de atividades.
Só que não é apenas perda de tempo que a falta de foco gera, a falta de foco está custando muito caro para as empresas.
De acordo com um pesquisa da Workplace Options (empresa de serviços de EAP), 53% dos entrevistados afirmaram que as distrações no ambiente de trabalho afetam a sua produtividade. De acordo com Jonathan Spira, co-autor do estudo, estas distrações chegam a custar US$ 650 bilhões anualmente! É muito dinheiro não é verdade?
Na pesquisa, 60% dos trabalhadores dizem que ter um smartphone aumentou sua produtividade. 35% afirmaram que esses equipamentos aumentam o nível de distrações durante o dia e 50% afiram que esse padrão se replica na vida pessoal.
Agora somando o problema do smartphone com as redes sociais é que o problema agrava de vez. Na pesquisa, 55% dos entrevistados, sentem que acessar redes sociais no trabalho aumenta um pouco ou de forma significante o volume de distração.
Agora o que eu percebo cada vez mais e o que você também percebe: foi constatado na pesquisa: 42% dos entrevistados extendem seu horário de expediente para poder trabalhar sem serem interrompidos! Ou seja, eu preciso de mais tempo para fazer o mesmo!
Todo esse problema já está tendo conseqüências: 1/4 dos entrevistados conhecem alguém que foi demitido por perder tempo no escritório com esse tipo de distrações.
E você? Anda perdendo seu foco? Se não cuidar o prejuízo é grande e o problema só tende a agravar.


Fonte:Mais Tempo/Christian Barbosa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...