Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Limpar a casa consciente




O acúmulo das substâncias dos produtos de limpeza nos rios, lagos e praias, que recebem esgotos, pode prejudicar a vida das plantas e animais que vivem nestes locais. A espuma branca (”cisne-de-detergente”) reduz a penetração do oxigênio do ar na água, diminuindo assim o oxigênio disponível na água para respiração desses seres.
Os fosfatos também favorecem a multiplicação de algas vermelhas, que em excesso também prejudicam a oxigenação da água (processo chamado de eutrofização das águas). A poluição das águas nos rios, lagos, mares e oceanos ocorre também pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza que usamos em nossas residências: detergentes, sabão em pó, amaciante, sabonetes, shampoos, cremes dentais, desinfetantes, limpa-vidros, água sanitária ( com 2% de cloro ativo), amoníaco, entre outros. Essa combinação potencializa os impactos sobre a qualidade das águas, sobre a fauna e flora dos ecossistemas, assim como aumenta o perigo para as populações que consumirem estas águas ou se alimentarem desses animais aquáticos posteriormente.
 O potencial que os produtos de limpeza sintéticos possuem para causar danos à saúde humana e ao meio ambiente é grande. Por essa razão devem ser usados de forma moderada, cuidadosa e, quando possível, substituídos por outros métodos e produtos menos agressivos aos ecossistemas. Além de optarmos por produtos ecológicos, podemos também tomar pequenas providências no dia-a-dia para diminuir o impacto ambiental dos produtos de limpeza convencionais. Apresentamos, abaixo, algumas sugestões.


 Como fazer para diminuir o impacto ambiental na limpeza doméstica 


• Varrer a sujeira com vassouras, uso do aspirador de pó e do pano de pó. Eles diminuem a necessidade do uso de produtos químicos fortes. 


• Evitar adquirir produtos em cuja fórmula constem componentes como cloro, formaldeído e solventes. É importante não comprar produtos clandestinos, sem embalagem própria ou rótulo que descreva os conteúdos químicos e indique o fabricante, orienta a Organização Não Governamental Greenpeace. 


• Resgatar o hábito do uso da água quente combinada com sabão para desinfetar ambientes. Os modernos vaporizadores, nada mais são do que uma sofisticação tecnológica dessa antiga e eficiente prática de limpeza.porém consomem muito mais energia 


• Buscar alternativas para limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes: – Use vinagre branco e água na mesma proporção, para limpar vidros, azulejos, vasos sanitários e espelhos, não há nada melhor. – O Bicarbonato de Sódio serve para limpar pias, bidês e vasos sanitários em banheiros. Também substitui o cloro na remoção de limo. Basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal. 


•Reaproveitar pedaços de sabões velhos. Siga os seguintes passos:
 a) Misture os pedaços de sabões com um punhado de açúcar e vinagre.
 b) Derreta em banho-maria, misturando bem. Coloque num vasilhame e deixe endurecer por dois dias. 


• Procurar conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado. Dar preferência aos produtos que tenham selo de certificação. Isso significa que a empresa passou por uma auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas.
 Outras dicas: 
• Para limpeza de forno você não precisa de nada mais que água quente, bicarbonato de sódio e palha de aço.
• E se você quer realmente purificar o ar use somente uma mistura de ervas com suco de limão ou vinagre.
• Também tire o pó das lâmpadas. Por incrível que pareça, lâmpadas empoeiradas gastam mais energia. 
• Na cozinha, utilize panos ao invés de toalhas de papel. São laváveis e reutilizáveis.


 SÃO DICAS PRÁTICAS E ECONÔMICAS PARA AJUDAR O NOSSO PLANETA! Artigo e dicas na íntegra no Sítio do Moinho. Leia o post no blog Sturm Und Drang: Limpar a Casa sem Poluir o Planeta Leia também: 27/03/2008 – Orgânicos à Vontade 09/03/2008 – Sabão Ecológico 28/01/2008 – Bolsa Para Substituir Sacolas Plásticas 16/09/2007 – Hermeticamente Embalado 2 26/02/2008 – Chupeta e Milho Reciclados? Quem Diria!

2 comentários:

Elaine Figueira disse...

Eu já falei que seu blog é lindo. Venho sempre por aqui, mas só aos domingos tenho tempo de parar para um café (comentário). Acho os gatos lindos,

Abraços,

Elaine

Elaine Figueira disse...

Eu já falei que seu blog é lindo. Venho sempre por aqui, mas só aos domingos tenho tempo de parar para um café (comentário). Acho os gatos lindos,

Abraços,

Elaine

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...