Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Limpeza da casa eco!


Segundo pesquisas, uma família usa, em média, de 20 a 40 litros de produtos de limpeza por ano. Onde, a maioria desses produtos contém substâncias tóxicas potencialmente cancerígenas ou nefastas para o meio ambiente.Para um limpeza eficaz basta este pequeno kit :
um pouco de vinagre, bicarbonato de sódio, água oxigenada e sabão em barra.

O bicarbonato é útil em quase tudo. Ajuda na culinária,azia estomacal e má digestão,branqueia os dentes, mas também deixa a casa um brinco! Serve para limpar pia, vaso sanitário, geladeira, fogão… Também substitui o cloro na remoção de limo. Confira alguns truques que vão facilitar a sua vida!

Superfícies brilhantes: passe uma esponja macia com água e bicarbonato (2 partes de água para 1 de bicarbonato) em toda a superfície da pia de aço inoxidável para deixá-la limpa e brilhante. Tampos de gabinete e a porta da geladeira também podem ser limpos da mesma maneira.

Pisos: passe um esfregão no piso de cerâmica com ½ xícara (chá) de bicarbonato dissolvido em 1 balde de água morna. Depois, enxague bem e seque com um pano macio.

Forno e fogão: despeje 1 xícara (chá) de amoníaco no forno frio, deixe agir durante algumas horas e limpe com um pano umedecido com água e bicarbonato. Para a faxina do fogão, passe uma esponja macia com água e bicarbonato. Seque com um pano limpo e seco.

Panelas: para remover gorduras ou manchas, ferva 2 xícaras (chá) de água com 2 colheres (sopa) de bicarbonato. Jogue a água fora e passe uma esponja úmida salpicada com bicarbonato. Enxague bem.

Filtro de água: esfregue bicarbonato na vela para deixá-la limpa e sem pontos de limo. Enxague bem.

Pia, bide e vaso sanitário: o bicarbonato substitui o cloro na remoção de limo. Para isso, despeje um punhado de bicarbonato e deixe agir por uma hora. Depois, faça uma mistura com o suco de 1 limão e 2 colheres (chá) de bicarbonato e esfregue com uma escovinha toda a superfície. Enxague.

Lata de lixo: deixe de molho numa mistura feita com ½ xícara (chá) de bicarbonato dissolvido em 1 balde de água morna.

Esponja: renove esponjas velhas encharcando-as durante a noite numa solução feita com 4colheres (sopa) de bicarbonato e 1 xícara (chá) de água. Enxague bem e deixe secar.

Ralos: para mantê-los abertos, limpos e sem cheiros, jogue sobre eles ¼ de xícara (chá) de bicarbonate, depois ½ xícara (chá) de vinagre, e cobra por alguns minutos. Enxágue com água quente.

Tapetes e carpetes: use uma mistura de 1 parte de bicarbonato para 4 de álcool para remover manchas de gordura. Esfregue com uma escovinha e enxágue com muita água. Para tirar o cheiro ruim, espalhe bicarbonate e aspire em seguida.

Fontes:M de Mulher,Brincando de casinha e Rede Ecoblogs

Um comentário:

Anna Lee disse...

Gostei muito das dicas de limpeza. Essa semana ouvi dizer que o vinagre amacia toalhas de banho e não acreditei. Lendo agora, vou tentar! Abraços a todos da Anna Lee

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...