quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Mamãe é vegana !!!
Muitas mamães devem estar se perguntando se o regime de alimentação sem carne ou alimentos de origem animal é adequado a uma gestação de qualidade. A resposta é sim, desde que a dieta seja segura e que a mamãe não descuide dos suplementos alimentares.
A gravidez sempre impõe muitas mudanças para as mamães e na alimentação não poderia ser diferente. Algumas necessidades precisam ser supridas, e o auxílio de um profissional em nutrição é indispensável. Também, deve-se seguir as receitas indicadas pelo nutricionista, já que as mulheres podem apresentar carências em certos nutrientes, tanto pela alimentação deficiente quanto pela absorção inadequada.
É importante deixar claro que o vegetarianismo não é prejudicial à saúde, e que a prática possui aval de entidades como a ADA (American Dietetic Association). Segundo estudos, não há diferenças consideráveis entre filhos de mamães vegetarianas e de outras que consomem alimentos de origem animal. Na verdade, as gestantes vegetarianas saem na frente das demais, já que a dieta possui baixo colesterol, diminuindo a ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e hipertensão. Também, as vegetarianas possuem alto índice de ácido fólico, que é de extrema importância para a saúde e formação do bebê. Contudo, isso não as ausenta da necessidade de tomar suplementos durante a gestação.
Na verdade, as gestantes vegetarianas saem na frente das demais, já que a dieta possui baixo colesterol, diminuindo a ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e hipertensão.
Apesar de ser mais saudável, a dieta vegetariana deve manter as mamães em alerta quanto ao aumento de peso. Por ter grande quantidade de carboidratos, uma dica é substituir os biscoitos, pão, macarrão… pelas suas versões integrais, que aumentam a sensação de saciedade e estimulam o intestino. Também, deve-se cuidar do açúcar, com a mesma preocupação.
Se você é vegetariana, fique tranquila: siga atentamente as indicações do seu nutricionista e não deixe de tomar os suplementos. Na gestação, tudo deve estar muito bem planejado, para o seu bebê nascer e crescer forte e saudável!
As informações são do site bebe.com.br, da editora Abril.
Aqui uma sugestão de cardápio.
Aqui dicas do site Unimed.
:) Saúde é o que interessa, o resto, mamãe, não tem pressa!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
temos algo em comum, gatos.tou te seguindo...boa sexta.
Oii,
Parabéns pelo blog. Está lindo.
Um beijo, Flavia.
Postar um comentário