Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mais verde em casa

Que tal um jardim dentro de casa? Ou melhor, do apartamento, ainda mais o meu que será pequeno.


Foto: http://www.deverdecasa.com/2011/07/mini-ecosistema.html  com uma bela história :)








Na hora de fazer o seu, improvise com o que já tem e use a criatividade. Recolha plantinhas do chão, matinhos de canteiros e rachaduras de muros.
Para enfeitar, pedras, pequenos galhos retorcidos, pedaçinhos de madeira, folhas secas...

O vidro pode ficar sempre aberto ou então fechado com tampa, o que conserva mais a umidade. Neste caso, pouquíssimas regas são necessárias, já que a água que evapora do solo e das folhas se condensa nas paredes do vidro e volta para a terra. É como um "mini mundo": evapora e chove, evapora e chove, evapora e chove...

A grande curiosidade é que no terrario fechado é se pode observar o ciclo da agua e as plantas sobrevivem sozinha,apenas tendo que abrir o vidro a cada 1 ou duas semanas durante 2 horas para as plantinhas pegarem um ar fresco,apesar se serem fácil de cuidar vc tbm tem que tomar alguns cuidados como por exemplo nao pode deixar ela diretamente no sol e se vc observar que ela esta murchando

Quanto à luminosidade, escolha um lugar que receba algumas horas de luz média todos os dias. Nem sol demais nem sombra escura.
Cuidado para não expor seu terrário ao sol forte, principalmente se ele estiver tampado. Lembre-se que o vidro fechado funciona como uma estufa, e suas plantas podem cozinhar se receberem luz intensa em excesso.

E aí, convencido da simplicidade da coisa? Então experimente fazer o seu! Você vai passar meia hora montando e muitas outras hipnotizado, olhando, olhando...

Quer um passo a passo bem explicadinho? Na Vila do artesão tem um bem bacana.

5 comentários:

josiane disse...

Estes terrários são realmente interessantes, né?
É um mini mundo, feito pelas nossas mãos! Tenho vontade de fazer um, um dia, com a participação do filhote, assim, ele aprende na prática, como as coisas funcionam na natureza.
beijinhos...

Juliana disse...

Que lindos, adorei! Achei uma ótima ideia pra quem mora em apto, como eu! Bjs

Isis disse...

Acho que vou tentar um dia. Tampado parece ser à prova de gatos...heheh

Jordana / Gato de Sapato e Gato na Cozinha =^.^= disse...

Verdade! Eu tenho 3 e já me deixam alerta,imagina quem tem mais,rsss.

Juliana Valentini disse...

Ôôô, Jordana....
Põe o crédito da minha foto do terrário, a primeira do seu post, e indica meu passo a passo lá no De Verde Casa... pliiiiiis!
Beijo,
Juliana
www.deverdecasa.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...